No comando do restaurante desde 2004, o paulistano Rodrigo Oliveira é o responsável pelo novo momento do Mocotó. Filho de Seu Zé Almeida, aos 13 anos já ajudava no armazém. Lavou pratos, limpou banheiros, atendeu mesas e tudo o mais que se pode fazer num restaurante.

Mas como Seu Zé queria ver os filhos formados, Rodrigo tratou de estudar Engenharia Ambiental. Mas foi só o pai ir a Pernambuco para cuidar do sítio que tem lá no sertão, pro rapaz largar a faculdade e correr atrás do seu sonho. Madrugadas adentro com pedreiros, encanadores e eletricistas e o boteco foi se ajeitando.

Quando o pai voltou, tomou um susto. E o filho uma bronca. Mas com a certeza de que estava no caminho correto, Rodrigo foi em frente. Aborrecido com os puxões de orelha do patrão, voltou a estudar, mas claro, sem abandonar o serviço. E por ironia do destino, na faculdade ficou amigo de um sujeito que cursava Gastronomia. “Que será isso?”.

Lendo tudo o que podia e fazendo as primeiras visitas a restaurantes, não teve dúvidas, “É isso aí, Gastronomia!”. Na faculdade teve contato com grandes cozinhas do mundo, ingredientes diferentes e novas técnicas. Para complementar a formação, foi estagiar com grandes chefs da cidade. Para conhecer melhor as origens da sua cozinha, visitou restaurantes, mercados e feiras livres do Nordeste. Para desvendar os segredos de uma paixão, rodou quase 30 mil quilômetros pelo Brasil em busca de cachaças.

Com a humildade e o gosto pelo trabalho herdados do pai, Rodrigo e sua comida estão conquistando o mundo. Gente de diversas partes do globo vem provar suas iguarias e espalhar a notícia. Democraticamente, pessoas de diversas tribos e classes sociais dividem-se entre as mesas e o balcão. Esse é o espírito da casa.

Nas palavras do chef, a receita do sucesso: “Temos orgulho do nosso trabalho e dessa repercussão, mas não nos deslumbramos. A receita para manter uma casa por tanto tempo tem dois ingredientes: boa comida e hospitalidade. Mesmo parecendo simples, é algo que só se consegue com muita dedicação, talento e, acima de tudo, paixão”.

Tal pai, tal filho!

 

© Mocotó - Restaurante e Cachaçaria - Fone: (0xx11) 2951-3056 - Av Nossa Senhora do Loreto, 1100 - Vila Medeiros - São Paulo - SP